FANDOM

Um planeta extrasolar
Exoplanets
(ou exoplaneta) é um planeta externo ao sistema solar.

Desde 1992 e até novembro de 2012 foram descobertos um total de 846 exoplanetas em 665 sistemas planetários, dos quais 126 são sistemas planetários multiplos (mais de um planeta). Candidatos ainda por confirmar são mais de 2300. A maioria dos planetas descobertos até agora encontram-se na vizinhança do Sol, num raio de até 300 anos-luz (ver imagem). Estas descobertas permitem estimar que mais de 50% das estrelas do tipo do Sol, contêm pelo menos um planeta. Num estudo realizado em 2011 e publicado na revista Nature em janeiro de 2012, estima-se que cada uma das 100 mil milhões de estrelas existentes apenas da nossa galáxia Via Láctea, se encontre acompanhada pelo menos em média por 1.6 planetas. Assim, apenas na nossa galáxia poderão existir pelo menos 160 mil milhões de planetas em sistemas planetários. Planetas livres deverão ser ainda muitos mais.

Uma das questões mais interessantes sobre estes planetas é se alguns deles terão condições para suportar e albergar vida. Muitos destes planetas encontram-se de facto na zona habitável da orbita em torno da respetiva estrela, onde pode existir água no estado liquido. Alguns destes planetas são gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, mas outros são rochosos do tipo da Terra. Os mais conhecidos são o Gliese-581g e o Gliese-581d, a 20 anos-luz da Terra, o HD-85512b da estrela Gliese-370 a 36 anos-luz da Terra, e o Kepler-22b, a 600 anos-luz da Terra, um planeta rochoso do tipo terrestre que foi já confirmado como se encontrando na zona habitável da sua estrela, Kepler-22, do tipo do Sol (tipo espetral G).

Muitos destes planetas poderão suportar vida e até vida inteligente.

http://exoplanet.eu/

Ad blocker interference detected!